
O Instagram vem crescendo em usuários sejam eles empresas e/ou pessoas, e lançando novas formas e ferramentas para tirar proveito, gerando novas experiências na plataforma. Em 2018 para se ter uma ideia o Instagram bateu o recorde de 1.000.000 usuário ativos/mês. Com este recorde sentiu a necessidade de criar um algoritmo, para organizar o conteúdo produzido por seus usuários.
Em 2016, a única coisa que determinava a ordem dos fatores em sua timeline era o “tempo”. Então, todos os perfis que “você seguia, você via passar na sua timeline integralmente levados pelo fator temporal”. Neste mesmo período o Instagram, foi amadurecendo e mudando, criando novos modelos de negócios mais robustos e começou a oferecer para as empresa e perfis comerciais a oportunidade de fazer os “Ads – que são os anúncios pagos, impulsionados por dinheiro”. Ainda sentindo, a mudança no comportamento do público a plataforma teve a necessidade de melhorar a experiência dos seus usuários quanto ao conteúdo que eles compartilhavam, organizando-os. O Instagram desta forma delimita 03 elementos que juntos chamamos de algoritmo. Conhecer esses 03 (elementos) é fundamental para que sua estratégia seja mais efetiva.
Mas, isso que estamos vendo se aplica aos perfis comerciais. Você sabe qual a principal diferença entre os perfis comerciais e pessoais? No Pessoal a experiência do Instagram é o FOCO, o algoritmo prepara tudo para você usuário ter a melhor experiência enquanto navega, colocando em primeiro o que você mais interagem seja por meio de curtidas, comentários e/ou compartilhamentos, além de salvamento. Enquanto Empresa o Instagram é negócio, onde as empresas esperam colocar, tanto o tempo como dinheiro e ter retorno. Para contas comerciais o Instagram cria a possibilidade sejam elas: as métricas, Ads e várias outras informações relativas que as pessoas tem para poder melhorar o entendimento das marcas sobre quem é o público delas nesta rede.
Mesmo com as alterações o tempo ainda é um fator importante para engajamento e alcance de suas postagens, não só no Instagram, mas também em outras redes sociais, como Twitter e Facebook. As suas postagens do seu perfil pessoal no Instagram, tem em suas primeiras horas um maior engajamento, então quando o post e mais recente ele já tem uma relevância maior na plataforma do que um post mais antigo. A ideia é que você tenha maior engajamento seja, por curtida e mais ainda por comentários, compartilhamentos ou salvamentos, assim ele fica mais presente por mais tempo na plataforma.
No fator engajamento, cada um dos seus post ser diferente. Lembrando que estamos falando de CURTIDA, COMENTÁRIO E SALVAMENTO, essas taxas de engajamento é muito importante para saber como está a reação do público alvo, se está sendo atingido ou não na proposta da estratégia que você fez. E para o Instagram também entender se sua taxa de engajamento está crescendo tanto quanto seus seguidores. Esta conta existe para entender se seus conteúdos são de qualidade. Exemplo: se sua taxa de seguidores está subindo e sua taxa de engajamento está descendo então seus post não estão agradando ao seu público.
E o último fator e a relação do seu perfil com os seguidores, quem são as pessoas que seguem seus conteúdos? São pessoas frequentes? Eles sabem quem é a sua marca e a sua empresa? Dependendo da resposta desta perguntas o Instagram pode, favorecer ou não sua página.
Veja algumas ideias para ter seus conteúdos em destaque.
Horário de postagens – saber o horário que seu púbico está online é importante, para saber basta entrar nas configurações. Para quem não sabe onde fica as configurações basta localizar 03 traços que fica do lado direito do seu celular. Encontrando você clica nele e aparece as opções dentre elas “Informações”, nela vai esta as métricas que você precisa para identificar dias e horas que seu público está na plataforma.
Editar postagens – você deve evitar o máximo editar postagem nas primeiras 24h, antes de postar confira se está tudo certo com o conteúdo, imagem e texto. Este tipo de ação não é bem visto pelo Instagram, pois o algoritmo entende que sua postagem não está agradando o público.
Stories – aqui vamos ficar mais próximo de nossos seguidores – interagir com eles – criando enquetes, fazendo perguntas, colocar alguns links para baixar e-book, que servirá também para capturar leads para sua rede.
Interação com perfis igual ao seu segmento – comentar postagens, seguir outros perfis que tem o mesmo nicho que o seu e muito bem visto pelo algoritmo do Instagram.
Quanto aos Stories você pode observar que quanto mais você se interage com um perfil, com mais frequência ele aparecerá na barra de Stories em primeiro, e aqueles que você interagem menos aparece mais atrás.
Outra forma e fazer LIVE, é uma tática de engajamento que fortalece tanto nos Stories quanto nos FEEDs.